Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Comissão Tripartite Paritária Permanente define consulta pública para NR 4
Também foram discutidas NRs 6 (EPI), 10 (Eletricidade),15 (Insalubridade),16 (Perigosidade), 22 (Mineração) e 35 (Trabalho em Altura)
Uma consulta pública voltada para a revisão dos graus de risco do Anexo I (Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, com correspondente Grau de Risco – GR) da NR 4 (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) será publicada nos próximos dias, conforme decisão da última reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP). O encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de junho em Brasília/DF.
As últimas alterações dessa norma regulamentadora ocorreram em 2022, quando a NR 4 ganhou nova redação e depois com a atualização do nome da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio). Na nova consulta pública, serão apresentados os resultados preliminares da metodologia de revisão dos graus de risco.
“É preciso que setores reconhecidamente de risco e perigosos continuem a ser reconhecidos para que sejam adotadas medidas de correção. Deve haver uma atenção especial àquelas atividades que tenham agentes cancerígenos e de alta toxicidade”, avalia o diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini. Ele participou da reunião da CTPP com o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho.
Outras normas regulamentadoras estiveram em pauta. Em relação à NR 6 (Equipamento de Proteção Individual), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realizará reunião entre as bancadas de Governo, Trabalhadores e Empregadores e laboratórios de teste de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O objetivo é construir proposta de adaptações de EPIs para pessoas com deficiência, sem que haja qualquer perda de eficácia de proteção.
A NR 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) também foi discutida. Haverá ajustes em relação a medidas corretivas de proteção ao calor em minas subterrâneas. Já a redação do Anexo de Poeiras Minerais passará por consulta nas bancadas. “A Fundacentro pode ter um papel importante na discussão de metodologias de verificação de situações inadequadas de saúde e segurança quanto aos ambientes de insalubridade nas minas”, avalia Todeschini.
Haverá encaminhamento de proposta do Anexo de Escadas da NR 35 (Trabalho em Altura), que garanta a efetividade de segurança de escadas avulsas com melhor acompanhamento dos profissionais de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).
Já em relação ao Anexo III (Limites de Tolerância para Exposição ao Calor) da NR 15 (Atividades e Operações Insalubres), ficou decidida deliberação futura e nova rodada de reuniões. A Fundacentro se dispôs a organizar um curso para as bancadas sobre a importância do aplicativo Monitor IBUTG , que auxilia trabalhadores, empregadores e profissionais de SST na avaliação da exposição ocupacional ao calor, sem fontes artificiais, em ambientes de trabalho externos, além de possibilitar a indicação de medidas corretivas. A instituição também disponibilizou neste ano nova versão da NHO 06 (Norma de Higiene Ocupacional): avaliação da exposição ocupacional ao calor .
Durante a reunião, também foi informado o andamento das discussões sobre a NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), o Anexo V (Atividades Perigosas em Motocicleta) da NR 16 (Atividades e Operações Perigosas) e questões gerais das NRs 15 e 16.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional