Contagem regressiva para o IRPF 2025! Entenda a nova tributação de 15% sobre lucros de offshores, a exigência de balanço com CRC e os regimes transparente x opaco. Evite multas pesadas!
Área do Cliente
Notícia
Quase um terço dos profissionais de RH ainda não utiliza tecnologia para gestão de pessoas
Em um momento em que a transformação digital avança em todos os setores, a área de Recursos Humanos ainda enfrenta desafios para acelerar sua digitalização
Transformação no RH: 30% ainda não utilizam tecnologia, aponta estudo HR Innovation.
Em um momento em que a transformação digital avança em todos os setores, a área de Recursos Humanos ainda enfrenta desafios para acelerar sua digitalização. De acordo com a 5ª edição do estudo HR Innovation, elaborado pela Ahgora by TOTVS, cerca de 30% dos profissionais de RH no Brasil ainda não utilizam softwares para apoiar a gestão de pessoas.
O levantamento, que mapeia cenários, tendências e desafios do setor, reforça a importância da tecnologia no fortalecimento estratégico do RH. Segundo a pesquisa, as áreas que mais utilizam soluções digitais atualmente são:
Registro e gestão de ponto (60%);
Folha de pagamento (51%);
Gestão de férias (45%);
Atração e seleção de talentos (40%).
Apesar dos avanços, os dados revelam que há um enorme potencial de evolução em outras subáreas estratégicas da gestão de pessoas, como treinamento, desenvolvimento, analytics e employee experience.
RH mais estratégico: um movimento que ganha força
O estudo também aponta uma mudança positiva na percepção do papel do RH dentro das organizações.
O número de profissionais que afirmam que o RH é visto como uma área estratégica em suas empresas saltou de 26% para 33% em relação à edição anterior do estudo — um crescimento de 7 pontos percentuais.
Esse avanço reforça que a tecnologia, aliada à visão estratégica, é essencial para transformar o RH de um departamento operacional para um verdadeiro parceiro do negócio, capaz de impulsionar inovação, produtividade e cultura organizacional.
“Digitalizar processos não é mais uma tendência futura — é uma necessidade atual para liberar o RH das rotinas operacionais e permitir seu foco em iniciativas de maior impacto humano e organizacional,” destaca a análise da Ahgora by TOTVS.
ESG: uma prioridade crescente para o RH
A novidade da 5ª edição do HR Innovation foi a inclusão de uma seção dedicada ao ESG (Ambiental, Social e Governança) no contexto da gestão de pessoas — tema que vem ganhando peso nas agendas de Recursos Humanos.
Entre os entrevistados:
48,7% afirmaram que ações de ESG são prioridade em suas organizações em 2025;
22,5% disseram que ESG ainda não é prioridade;
26,1% não souberam responder.
Dentro do pilar Social, o estudo investigou as ações de diversidade, equidade e inclusão nas empresas.
Atualmente:
48% das organizações possuem iniciativas estruturadas de diversidade e inclusão;
39,6% não possuem;
9,9% não souberam informar.
Entre os grupos mais priorizados pelos programas de diversidade estão:
Mulheres,
Pessoas com deficiência,
Pessoas LGBTQIAP+,
Pessoas pretas e indígenas.
Esses dados mostram que, embora a pauta ESG tenha ganhado mais espaço nas discussões, ainda existe um caminho importante a ser trilhado para transformar os compromissos em práticas consolidadas dentro das organizações.
Perfil da pesquisa
A 5ª edição do estudo HR Innovation contou com a participação de 717 profissionais de Recursos Humanos, dos quais 53,5% ocupam cargos de liderança (coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e C-Levels).
A pesquisa teve adesão espontânea e foi realizada entre 18 de dezembro de 2024 e 27 de janeiro de 2025, com margem de erro de 3,7 pontos percentuais.
Para os profissionais de RH, a mensagem é clara: investir em tecnologia, inovação e práticas de ESG não é apenas uma tendência — é uma condição essencial para construir equipes mais estratégicas, inclusivas e preparadas para o futuro do trabalho.
Para acessar o conteúdo completo da pesquisa, basta visitar o site oficial da HR Innovation.
Notícias Técnicas
Levantamento revela ceticismo entre parlamentares sobre equilíbrio fiscal e temor de bitributação com nova tributação sobre dividendos
Capacitação é destinada a servidores(as) e empregados(as) públicos(as) estaduais, distritais e municipais
No mercado local, os juros curtos ganham força com o dólar, mas taxas nos vértices médios e longos oscilam perto dos ajustes em meio à deflação do IGP-M e alta nos rendimentos mais longos dos Treasuries
Em entrevista à Bloomberg, Bostic destacou que os formuladores de política monetária dos EUA ainda precisam de "tempo para ter clareza sobre o impacto real das tarifas" na economia
Notícias Empresariais
Calculadora do g1 mostra que, em geral, a relação entre preços está melhor para quem opta por abastecer com gasolina; faça a simulação para os preços do seu posto.
Do total, 2 casos estão sendo investigados em granjas comerciais e outros dois em locais de criação de aves para subsistência
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional