Atualização traz simplificações operacionais na emissão da NF-e
Área do Cliente
Notícia
GNRE: como emitir e pagar de forma automatizada
Automatize a emissão e pagamento da GNRE com o Tributei, reduzindo erros, tempo e garantindo conformidade fiscal.
O que é a GNRE
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é um documento essencial para a arrecadação de impostos estaduais quando ocorrem operações interestaduais. Ela garante que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja devidamente recolhido para o estado de destino das mercadorias, facilitando a regularização fiscal e evitando problemas com a fiscalização.
Problemas com a emissão e pagamento manual da GNRE
Emitir e pagar GNRE manualmente pode ser um processo extremamente complicado e suscetível a erros. Aqui estão alguns dos principais problemas enfrentados:
-
Muito Tempo Gasto
A emissão manual da GNRE requer que o usuário preencha uma série de informações, o que demanda um tempo significativo. Além disso, é necessário acessar diferentes sistemas para cada estado, tornando o processo ainda mais demorado e burocrático.
-
Erros na Emissão
Erros na emissão são comuns quando o processo é manual. Utilizar códigos errados ou preencher informações incorretas pode resultar em guias inválidas, atrasando o processo de recolhimento e podendo gerar multas e outras penalidades.
-
Pagamento de Guias em Duplicidade
Com o controle manual, o risco de pagar a mesma guia duas vezes aumenta. Isso acontece devido à falta de um sistema centralizado de controle, causando prejuízos financeiros e retrabalho para ajustar as inconsistências.
-
Retenção da mercadoria em postos fiscais
A falta de recolhimento correto do imposto pode resultar em ter caminhão barrado no Posto Fiscal, retendo mercadorias. Isso não só causa atrasos nas entregas, mas também pode gerar multas e complicações legais para a empresa.
Automatizando a Emissão e Pagamento com o Tributei
A Tributei tem o único gerador de GNRE do mercado com validador tributário, um sistema que valida se o ICMS-ST, DIFAL e FCP estão com valores corretos, garantindo conformidade e eficiência, fazendo a emissão e pagamento da GNRE de forma automatizada e eficiente. Além da GNRE, o sistema também automatiza a DARE e DUA, guias de São Paulo e Espírito Santo, respectivamente.
Como o Processo é feito?
O sistema Tributei integra todas as informações necessárias, valida os dados tributários e gera a guia correta para cada estado de destino. Todo o processo é simplificado, desde a emissão até o pagamento, garantindo que tudo seja feito de maneira correta e dentro dos prazos estipulados.
Legenda da imagem: passo a passo de como gerar a guia GNRE com o Tributei
Benefícios
- Redução de Tempo: automatizar o processo diminui significativamente o tempo gasto na emissão e pagamento das guias;
- Minimização de Erros: o sistema da Tributei valida todas as informações, evitando erros comuns na emissão manual;
- Centralização das Informações: com todas as guias e pagamentos centralizados em um único sistema, o risco de pagamento em duplicidade é eliminado;
- Conformidade Fiscal: com o Validador Tributário de ICMS-ST, DIFAL e FCP, sua empresa faz a emissão e o pagamento corretos, garantindo que as mercadorias não sejam retidas nos postos fiscais, evitando atrasos e multas.
A automatização da emissão e pagamento da GNRE com o Tributei traz inúmeros benefícios para as empresas, tornando o processo mais rápido, preciso e seguro.
Sobre a Tributei
A Tributei é um software de automação do cálculo, geração e pagamento de guias do ICMS-ST, DIFAL e FCP. A proposta da empresa é eliminar trabalhos manuais e repetitivos, visando proporcionar tempo para se dedicarem a tarefas mais estratégicas. Atualmente ajuda mais de 17000 empresas a realizar o recolhimento do ICMS. A empresa é investida e apoiada pelo Google for Startups, Primo Rico, Bossa Invest, FINEP e Ventiur Aceleradora.
Se você atua em um departamento fiscal de uma contabilidade ou empresa do comércio e tem muitas notas com ICMS-ST, DIFAL e FCP para recolher, conheça o Tributei e agende uma demonstração do validador e gerador de GNRE.
Notícias Técnicas
Nova portaria da PGFN amplia possibilidades de negociação para contribuintes com dívidas discutidas na Justiça
Receita Federal reconhece erro sistêmico e cancela penalidades de forma automática
O Conselho Federal de Contabilidade informa aos profissionais de contabilidade sobre o prazo para justificar suas pontuações no Programa de Educação Profissional Continuada de 2024
Receita e Serpro desenvolvem ambiente digital que unifica tributos, usa tecnologias avançadas e simula operações fiscais antes da cobrança oficial em 2027
Notícias Empresariais
No mês de maio, Governo Central teve um déficit primário de R$ 40,6 bilhões, abaixo dos R$ 60,4 bilhões do mesmo mês de 2024
Em entrevista ao Capital Insights, Dyogo Oliveira disse que tributação dos aportes de previdência privada de maior valor através do IOF é injusta
Receita assegura que o novo sistema, que permite recolhimento automático de tributos no momento da transação eletrônica, entra em vigor em 2027
Reunião extraordinária teve como objetivo tirar dúvidas de interpretação sobre o tema para evitar ações na Justiça
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional