Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Cade: entra em vigor a nova lei de fusões e aquisições
Ela garante um ambiente favorável aos investimentos e, portanto, ao crescimento econômico
Entra em vigor hoje (29) a nova lei de fusões e aquisições do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A medida foi sancionada em dezembro do ano passado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e deverá tornar o sistema mais eficaz no que diz respeito à defesa de mercados.
“Ela garante um ambiente favorável aos investimentos e, portanto, ao crescimento econômico”, avalia o presidente do Cade, Fernando Furlan.
Segundo ele, a nova legislação aumentará a segurança jurídica e a previsibilidade das empresas e dos negócios.
O que é
A Lei 12.529/11 reformula o SBDC (Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência) e determina que as fusões e aquisições sejam submetidas ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) antes de serem consumadas, e não depois, como acontece atualmente.
“O Cade terá prazo máximo de 240 dias para analisar as fusões, prorrogáveis por mais 90 dias, em caso de operações complexas”, detalha o Ministério da Justiça.
Lembrando que, para ser avaliada, uma das empresas participantes deverá apresentar faturamento anual acima de R$ 400 milhões e a outra, de R$ 30 milhões.
Multas
Outra mudança também prevista na proposta refere-se à multa prevista para as empresas envolvidas nas fusões. O valor, antes de 1% a 30% do faturamento, agora será de 0,1% a 20% sobre o ramo de atividade exercido pela empresa. Entretanto, alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos sobre a aplicação da penalidade.
“O Cade precisa esclarecer isso e como funcionará. Precisa esclarecer também o que entende por ramo de atividades”, informou o advogado e ex-secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, José Del Chiaro.
Para ele, as mudanças até podem trazer mais eficácia ao sistema, mas, para isso, dependerão de como serão implantadas.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional