Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Programa Nos Conformes, do Fisco paulista, será debatido na ACSP
A proposta de ranquear as empresas de acordo com sua regularidade no cumprimento de obrigações tributária será explicada por Marco Antonio Veríssimo Teixeira, doutor em direito da USP
O Fisco paulista passou a adotar a abordagem orientadora junto ao contribuinte que possui alguma irregularidade. Antes da autuação ser consumada, as empresas estão sendo avisadas sobre eventuais erros no cumprimento de determinadas obrigações tributárias ou de comportamento tributário irregular.
A expectativa é que os empresários regularizem a situação, evitando que o auto de infração seja lavrado. A iniciativa faz parte de um programa mais amplo, chamado “Nos Conformes”.
Na etapa atual desse programa, a Fazenda paulista está ranqueando os bons pagadores do ICMS de acordo com seu perfil de risco. Há uma série de critérios usados para dar notas aos contribuintes, com o recolhimento do imposto com base no valor declarado, ou a emissão de notas fiscais compatíveis com os valores encaminhados ao fisco.
Alguns critérios são mais controversos: a nota da empresa melhora quando ela se relaciona com fornecedores que estejam bem posicionados nesse mesmo ranking. Nesse ponto, será que o poder público não estaria interferindo na livre inciativa?
O funcionamento do programa Nos Conformes, e seu impacto nas empresas paulistas, serão temas de palestra realizada dia 22/11 na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O assunto será apresentado por Marco Antonio Veríssimo Teixeira, doutor em direito da USP e consultor tributário da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Os melhores posicionados no ranking (A+, A,B,C,D,E) receberam um tratamento diferenciado do fisco. Esses contribuintes poderão, por exemplo, receber créditos acumulados do ICMS sem a necessidade de oferecer contrapartida financeira e até participar de decisões que envolvam, entre outros assuntos, a simplificação de obrigações acessórias.
SERVIÇO:
Programa Nos Conformes
Dia: 22 de novembro
Hora: 17 h
Local: Sede da ACSP, à rua Boa Vista, 51 – Centro – 9° andar
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional