A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Área do Cliente
Notícia
RS - Sefaz inaugura Sistema de Regularidade do Estado
O módulo interage com o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conhecido como CAUC
A partir de agora, a Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz) passa a contar com uma valiosa ferramenta de controle – O Sistema de Regularidade do Estado. A informação é do diretor técnico da Junta de Coordenação Financeira (JCF) da Sefaz, Luís Medina Gomez. Resultado de dois anos e meio de trabalho concebido pela equipe da JCF, com o apoio do Tesouro do Estado e desenvolvido em parceria com a Procergs e a empresa Stefanini, o novo Módulo do Sistema FPE (Finanças Públicas do Estado) foi denominado Regularidade.
O módulo interage com o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conhecido como CAUC, e facilita o controle do cumprimento das principais exigências estabelecidas na legislação. Busca evitar que o Estado fique inadimplente com a União e consequentemente impedido de receber recursos de transferências voluntárias e operações de crédito.
“Trata-se do primeiro módulo do Sistema FPE desenvolvido sob o regime de fábrica de software, sendo um marco no sentido de ter comprovado a possibilidade de desenvolver módulos dentro de sistemas corporativos de grandes dimensões com a utilização dessa estratégia, tendo aberto o caminho para outros projetos com a mesma natureza e também para migrações tecnológicas”, - informou o chefe da Divisão de Tecnologia e Desenvolvimento Institucional do Tesouro do Estado – DTDI/TE, Elio Andres.
“Agora, a tarefa de acompanhar e manter a regularidades jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa de todos os órgãos, entidades, fundos e outros poderes estaduais, torna-se mais ágil e eficaz. O sistema cadastrará os responsáveis de cada um dos CNPJs estaduais e estes receberão avisos automáticos antecipando o surgimento de pendências e, quando estas surgirem poderá diminuir o tempo na resolução.” constata Medina.
“O projeto seguiu os padrões estabelecidos e fez aproveitamento da tecnologia desenvolvida pela Procergs para o Sistema FPE, e, a partir da implantação, a Procergs assumirá a manutenção do sistema e do portal de informações.” – concluiu Elio.
Mais de 40 órgãos estaduais já receberam treinamento para trabalhar no novo sistema e a intenção da Sefaz é ampliar este número no próximo ano, objetivando atingir a totalidade dos órgãos estaduais utilizando o novo sistema.
Além de todas as funcionalidades, o módulo Regularidade dará maior transparência ao assunto, pois todos os dados inseridos no sistema irão fornecer informações para um Portal de acesso público via web, REGULARIDADE RS onde qualquer cidadão poderá acompanhar a situação do Rio Grande do Sul.
Notícias Técnicas
Especialista destaca boas práticas e pontos críticos que os contadores devem revisar antes da entrega
Contadores precisam se preparar para a chegada dessa nova obrigação. Veja as dicas
Desafios e oportunidades de uma profissão em transformação
Novo Guia Prático orienta que documentos contendo apenas IBS, CBS e IS não devem ser incluídos na EFD, exceto quando houver fatos geradores de ICMS ou IPI no mesmo documento
Notícias Empresariais
Negócios que se constroem com inteligência emocional ganham resiliência, adaptabilidade e reputação três ativos cada vez mais valiosos no cenário atual
A inteligência emocional não é uma tendência — é uma exigência para quem quer liderar com impacto real
Como a falta de gestão financeira impacta a inadimplência e como um plano pode ajudar
Mais de 570 mil MEIs superaram o teto de R$ 81 mil e foram desenquadrados da categoria
A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições. Funcionalidades extras serão cobradas, visando um equilíbrio entre simplificação e custos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional