Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Digitalização avança de forma desigual e expõe desafios para o Brasil
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
A transformação digital está consolidada como uma prioridade para organizações públicas e privadas. Nos últimos anos, a rápida adoção de novas tecnologias, muitas vezes sem planejamento estruturado, gerou sobrecarga e resistência entre equipes e gestores. Agora, o cenário se modifica: líderes buscam racionalizar investimentos e direcionar esforços para soluções que tragam resultados concretos e sustentáveis.
Segundo o estudo 'Tendências na Transformação Digital do Ambiente de Trabalho 2025', da Zoho Corporation, 41% das empresas brasileiras ainda se encontram em um estágio intermediário de digitalização, enfrentando desafios relacionados à padronização tecnológica e à segurança digital.
Esse cenário reflete um movimento mais amplo, caracterizado pela transição de um modelo baseado na adoção acelerada de ferramentas para uma abordagem orientada à resolução de problemas específicos. A evolução do conceito de transformação digital também impulsiona essa mudança: inicialmente focada na automação de processos, a digitalização passou a englobar inovação, experiência do usuário, eficiência operacional e segurança da informação.
Empresas e órgãos públicos que não acompanham esse movimento podem enfrentar riscos, como a perda de competitividade, ineficiência administrativa e dificuldades na prestação de serviços.
Fabiano Carvalho, especialista em transformação digital e CEO da Ikhon, explica que muitos gestores acreditam que a simples adoção de novas tecnologias, como digitalizar documentos ou implementar sistemas isolados, caracteriza uma transformação digital completa. “Outro erro comum é negligenciar a integração dos sistemas e a capacitação das equipes. A falta de integração pode levar a silos de informação e processos ineficientes, enquanto a ausência de treinamento adequado dificulta a adoção das novas ferramentas pelos colaboradores”, explica.
A resistência interna permanece como um dos principais desafios das empresas, sendo necessário promover ações de comunicação e qualificação para facilitar a adesão às mudanças. No setor público, iniciativas como a digitalização de documentos, a automação de processos administrativos e a ampliação do atendimento virtual demonstram os efeitos da transformação digital na melhoria dos serviços e na redução de custos.
O papel dos CEOs e líderes de alta gerência deve ser garantir que a tecnologia seja um instrumento de impacto real, como pontua Fabiano. “Os CEOs e líderes de alto escalão desempenham um papel crucial na condução da transformação digital, pois são eles os responsáveis por alinhar a tecnologia à estratégia de negócios e promover uma cultura organizacional aberta à inovação.”
“Além disso, é fundamental que esses líderes estejam diretamente envolvidos na definição de metas claras, na alocação de recursos adequados e na supervisão contínua dos projetos digitais, assegurando que as iniciativas tecnológicas gerem valor real e sustentável para a empresa”, afirma o CEO da Ikhon.
Quando se trata de implementação de tecnologias, o Brasil está atrás de regiões como Oriente Médio e África, com média de 64,6%, e Ásia e Pacífico com média de 63,2%, números que mostram como a digitalização avança de forma desigual pelo mundo e indicam a necessidade de estratégias mais assertivas para que o país supere as barreiras à transformação digital e reduza sua defasagem em relação a outros mercados.
Fonte: IT Comunicação Integrada
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional