Contagem regressiva para o IRPF 2025! Entenda a nova tributação de 15% sobre lucros de offshores, a exigência de balanço com CRC e os regimes transparente x opaco. Evite multas pesadas!
Área do Cliente
Notícia
MEI 2025: estas 8 novas profissões podem pagar menos impostos e ter mais direitos
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
O regime do Microempreendedor Individual (MEI) continua a ser uma opção vantajosa para trabalhadores autônomos que desejam formalizar suas atividades e garantir direitos previdenciários pagando menos.
Com uma carga tributária reduzida e acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, a categoria ganha ainda mais relevância com a recente atualização da lista de profissões aptas a se enquadrarem no modelo.
O que é o MEI?
Criado para regularizar pequenos empreendedores, o MEI permite a formalização de diversas atividades com menos burocracia e encargos tributários. Um dos principais benefícios é a isenção de impostos como ICMS (para atividades comerciais) e ISS (para prestadores de serviço). Além disso, o MEI conta com uma contribuição previdenciária de valor fixo, garantindo acesso a benefícios do INSS.
Em 2025, os valores mensais da contribuição passaram a ser de R$ 75,90 para a maioria dos MEIs, equivalente a 5% do salário mínimo. Para caminhoneiros cadastrados no regime, a taxa é de R$ 182,16, o que corresponde a 12% do salário mínimo.
Quais as novas atividades permitidas no MEI?
Com a recente revisão das regras, mais profissões foram incluídas na categoria, ampliando as oportunidades de formalização para trabalhadores autônomos. Algumas das atividades que podem se beneficiar do enquadramento incluem:
- Fabricação de alimentos e bebidas artesanais;
- Produção de itens de artesanato;
- Costura e confecção de vestuário e acessórios;
- Trabalhos em carpintaria e marcenaria;
- Fabricação de produtos de limpeza;
- Produção e venda de colchões;
- Atuação como chaveiro;
- Entre outras profissões ligadas ao comércio e serviços.
Direitos previdenciários garantidos ao MEI
Os microempreendedores que mantêm suas contribuições em dia têm direito a uma série de benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre eles estão:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte para dependentes.
Para garantir o acesso a esses benefícios, o pagamento das contribuições deve ser realizado regularmente, evitando inadimplência e eventuais dificuldades na solicitação dos direitos previdenciários.
Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos
Com essas atualizações, o MEI segue como uma opção atrativa para pequenos empreendedores que buscam regularizar suas atividades e ter acesso à segurança social com menos encargos e maior praticidade.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Notícias Técnicas
Levantamento revela ceticismo entre parlamentares sobre equilíbrio fiscal e temor de bitributação com nova tributação sobre dividendos
Capacitação é destinada a servidores(as) e empregados(as) públicos(as) estaduais, distritais e municipais
No mercado local, os juros curtos ganham força com o dólar, mas taxas nos vértices médios e longos oscilam perto dos ajustes em meio à deflação do IGP-M e alta nos rendimentos mais longos dos Treasuries
Em entrevista à Bloomberg, Bostic destacou que os formuladores de política monetária dos EUA ainda precisam de "tempo para ter clareza sobre o impacto real das tarifas" na economia
Notícias Empresariais
Calculadora do g1 mostra que, em geral, a relação entre preços está melhor para quem opta por abastecer com gasolina; faça a simulação para os preços do seu posto.
Do total, 2 casos estão sendo investigados em granjas comerciais e outros dois em locais de criação de aves para subsistência
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional