Versão 11.3.2 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Preço Como Ferramenta Estratégica Para Sobrevivência Do Negócio
Uma boa política de precificação é tudo que uma empresa necessita para se manter forte no mercado
Devido à conjuntura econômica nada favorável com juros altos, dúvidas sobre os rumos da economia e baixa demanda, a prioridade dos varejistas hoje é ter capital de giro. Crescer a qualquer custo, aportando recursos próprios ou captando no mercado se tornou mais difícil por causa do custo mais alto. Para piorar, há muitos concorrentes em busca de clientes, o que aumenta a pressão sobre o preço e a rentabilidade.
Não é fácil operar em um ambiente de negócios tão hostil. Mas há uma forma de sobreviver à tempestade usando o principal meio de atração de consumidores do varejo: o preço. Uma boa política de precificação é tudo que uma empresa necessita para se manter forte no mercado e até mesmo crescer, sem a necessidade de aplicação de recursos extras.
O preço é muito mais do que simplesmente o valor estipulado para produtos e serviços. É uma ferramenta para gerenciamento empresarial e deve estar em otimização contínua. Inclusive pode e deve ser utilizado como mecanismo financeiro para gerar mais margem ou faturamento. Podemos usar o preço para trazer o resultado esperado.
Por esta razão, não se deve, em hipótese alguma, determinar um preço intuitivamente. Pelo contrário, ao precificar o gestor precisa ter seu objetivo muito claro e de forma bem calculada. Pode ser desovar estoque, aumentar o lucro, atrair clientes novos. Preço muito alto pode afastar a clientela e muito baixo gerar prejuízos. Imagine vender baratinho e descobrir que o dinheiro obtido não é suficiente para repor todo o estoque.
Ao estipular um preço adequado o varejista consegue fazer uma promoção para se livrar de um determinado produto cujo prazo de validade está para vencer. É possível elevar o valor com o intuito de lucrar bastante vendendo um pouco menos. Basta saber o percentual exato para que esse aumento não prejudique as vendas. Existem casos em que o lojista quer atrair clientes, mas não convém baixar preços porque não há estoque para atender a demanda. Então, convém manter o preço.
Percebemos aqui que o preço, por si só, é capaz de ditar o ritmo das vendas e o percentual de margem que o negócio vai atingir. A dificuldade dos empresários é justamente definir esse preço ótimo. O varejo trabalha com milhares ou dezenas de milhares de itens em suas prateleiras. Como determinar e aplicar, sempre que necessário, preços e promoções num rol tão grande de produtos?
A melhor forma de fazer isso é com a implantação de soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA). Elas são capazes de monitorar os preços do mercado em tempo real, analisar o comportamento dos consumidores e, junto com dados da própria empresa, como custos, itens em estoque, metas de desempenho previamente estipuladas, definir o preço ideal para cada produto em cada momento.
Assim, se outras lojas virtuais fazem promoção, a solução de pricing estará atenta para sugerir uma mudança de preço capaz de chamar a atenção dos consumidores. Isso, respeitando aquilo que o gestor definiu como margem mínima de lucro. Dessa forma, é possível vender bem, com a melhor rentabilidade possível para cada item da prateleira.
E justamente por trabalhar baseado em informações internas e externas, a ferramenta de precificação ajuda na gestão de estoque, evitando rupturas por falta de produto ou prejuízo operacional por conta de encalhes. A junção de gestão eficiente de estoque e precificação dinâmica e assertiva tem como resultado manter a empresa firme e forte, mesmo nos piores cenários econômicos.
Notícias Técnicas
RFB disponibilizou informações para que mais de 700 mil empresas preencham a ECF até esta quinta-feira 31
A RFB publicou a Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que trata da vedação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Estudo aponta que mudanças elevam carga e complexidade para 18 milhões de empresas no Brasil
Notícias Empresariais
Negócios são feitos por pessoas. E pessoas sentem. Compreender esse fato e usá-lo de forma estratégica é o que diferencia gestores comuns de líderes que constroem empresas duradouras
Técnica criada por neurocientista ajuda líderes e profissionais a lidarem melhor com imprevistos e crises do dia a dia
Mais do que criar um currículo online, veja como atrair conexões, convites e propostas por meio da plataforma
A inteligência artificial está causando um impacto significativo em muitos tipos de empregos especialmente nas posições de entrada e, em particular, naquelas que se beneficiam do uso da automação
Entenda os riscos de planilhas Excel e saiba como um sistema de gestão eficiente pode evitar perdas e atrair investimentos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional