Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Planejamento financeiro: conheça as 10 dicas para economizar no dia a dia
Quer economizar no dia a dia? O especialista listou 10 dicas para acertar as contas.
Diariamente gastamos com pequenascoisas e não fazemos a menor noção de quanto isso representa no mês. É sempre um lanche de manhã, um almoço, o dinheiro do lanche dos filhos, mas você sabe o quanto isso impacta nas suas contas?
Gastos como estes, na maioria das vezes, não entram no orçamento do consumidor, pois ninguém tem o costume de anotar ou, até mesmo, reservar uma quantia destinada para essas pequenas despesas que aparentemente não impactam no orçamento.
Segundo o professor de pós-graduação da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Cintra, é fundamental que o consumidor conheça os seus gastos, pois só assim será possível cortar o que é supérfluo.
Top 10
Quer economizar no dia a dia? O especialista listou 10 dicas para acertar as contas. Confira:
1 - Inicialmente é preciso conhecer os seus gastos diários. Anote tudo, independentemente de valor, durante um mês inteiro e depois analise as anotações e tente cortar os gastos excedentes.
2 - Cuidado especial com alimentação fora de casa. Será que você está almoçando no melhor restaurante para o seu bolso? É preciso mesmo abusar dos fastfood todo final de semana?
3 - Não vá ao supermercado sem lista de compras, com crianças e com fome.
4 - Pesquise antes de comprar bens ou contratar serviços. Lembre-se o melhor preço de um produto não é o praticado “naquele” ponto de venda, mas o praticado pelo mercado.
5 - Conscientize membros da família no que se refere à racionalidade no uso de água e de energia elétrica, sem esquecer da conservação adequada (e segura, no que se refere à saúde) de alimentos.
6 - Preste muita atenção ao uso do cartão de crédito, pois a “lógica” de sua operação é a compra por impulso, isto é, tudo é feito para que o consumidor use muito o cartão de crédito.
7 - Compras compartilhadas podem representar redução de gastos para todo o grupo. Particularmente entre familiares, é uma prática bem interessante e, quanto maior a família, maior o volume de cada item a comprar e, potencialmente, maior o benefício do compartilhamento. A recomendação aplica-se, também, ao material escolar. Por que 30 famílias vão a papelarias/livrarias diferentes, em momentos diferentes, pagando preços diferentes, para comprar o mesmo material? Resposta: porque não planejam as compras, não conversam.
8 - Para compromissos anuais previsíveis, como IPTU, IPVA entre outros, divida por 12 o valor estimado a pagar e faça uma provisão mensal em uma poupança. Ficará mais fácil pagar à vista e usufruir de descontos.
9 - Oriente as crianças/adolescentes com relação ao consumo nas cantinas de escolas. As contas costumam ficar altas e a qualidade da alimentação normalmente é baixíssima.
10 - Se as empresas fazem orçamentos, por que as famílias não o fazem? Excelente a ação de avaliar gastos futuros (curto prazo) e disponibilidades. “Essa prática pode evitar muitas dores de cabeça e evitar, também, o gasto com remédios para curá-las”, conclui Cintra.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional