Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Confiança do consumidor recua 2,1% em dezembro
Já aqueles que acreditam que a situação financeira familiar atual está ruim passou de 10,3% para 11,9%.
A confiança do consumidor apresentou recuo de 2,1% entre novembro e dezembro deste ano, registrando 122,5 pontos, contra 125,1 apurados um mês antes, de acordo com dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quarta-feira (22).
No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual reduziu-se 0,4%, ao passar de 147,4 pontos para 146,8 pontos. O Índice de Expectativas apresentou redução bem maior, de 3,4%, ao sair de 113,6 pontos para 109,5 pontos, o menor nível desde maio de 2010, quando ficou em 109,8 pontos.
Expectativas
O indicador que avalia as expectativas foi o que mais influenciou na redução da confiança dos consumidores. Segundo a pesquisa, a proporção daqueles que projetam melhora passou de 31,5% para 29,6%, ao passo que aqueles que preveem piora subiu de 11,9% para 15,6%.
Considerando a situação atual, os consumidores continuam avaliando de forma positiva a situação econômica geral. Por outro lado, houve queda da parcela dos consumidores que avaliam a situação financeira familiar atual como boa, de 30,1% para 28,8%. Já aqueles que acreditam que a situação financeira familiar atual está ruim passou de 10,3% para 11,9%.
Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
O levantamento foi realizado entre os dias 01 e 18 de dezembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional