Nova Calculadora de Tributos permite simular CBS, IBS e IS com base nas regras da Reforma Tributária e já está disponível para contribuintes e empresas
Área do Cliente
Notícia
Demanda das empresas por crédito cai 3,7% em setembro
As médias registraram baixa de 1,6% e as grandes empresas foram as que registraram a menor queda no último mês, de apenas 0,4%.
Após duas altas seguidas, a demanda das empresas por crédito registrou, em setembro, queda de 3,7% frente a agosto, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito.
Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (20), na comparação com setembro do ano passado, a procura por crédito pelas empresas registrou alta de 5,1%. Com o resultado do mês passado, o acumulado de janeiro a setembro deste ano avançou 7,4% sobre o mesmo período do ano passado.
Porte e setor
Analisando o resultado mensal por porte, pode-se verificar que as MPEs tiveram destaque negativo em setembro, pois apresentaram recuo de 3,8% frente a agosto.
As médias registraram baixa de 1,6% e as grandes empresas foram as que registraram a menor queda no último mês, de apenas 0,4%.
Na análise anual, as médias empresas foram as únicas que registraram recuo, de 10,7%. Já as grandes empresas e MPEs apresentaram avanços de 3,7% e 6%, respectivamente.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, as grandes empresas registraram alta de 10,3% na procura por crédito, as MPEs registraram alta de 8,4% e as médias foram as únicas que apresentaram recuo, de 8,7%, entre janeiro e setembro.
Segundo os analistas da Serasa, as médias empresas ainda não encontram um mercado externo dinâmico que facilite as suas exportações.
Considerando os setores, na comparação com agosto deste ano, as empresas do setor de Serviços registraram o maior recuo, de 4,4%. A Indústria também assinalou resultado negativo, de 4,2%. O Comércio foi o setor que apresentou a menor queda no mês passado, de 3% na demanda pro crédito durante setembro.
Na comparação com setembro de 2009, novamente Serviços chamou a atenção, porém de forma positiva, já que registrou o aumento mais elevado na demanda, de 5,7%. O setor comercial e a indústria também expandiram a procura em 5,6% e 1,7%, respectivamente.
Considerando os resultados do ano, as empresas de todos os segmentos registraram aumentos na demanda por crédito, com destaque para o Comércio (8,1%). O setor de serviços também apresentou aumento, de 7,4%, assim como o industrial (4,4%).
Análise regional
Quanto à análise regional, em todas as cinco regiões foram verificados recuos na procura por crédito frente a agosto deste ano. No período, o destaque negativo ficou com a região Norte, cuja busca foi 8,2% menor. No Nordeste, o indicador registrou queda de 3,8% e no Centro-Oeste, de 3,7%.
Nas regiões Sudeste e Sul foram verificadas quedas de 3,5% e 3,1%, respectivamente.
Na comparação anual, o destaque positivo ficou com a região Nordeste, cujo indicador subiu 12,6%. No Centro-Oeste e no Norte a alta foi de 5,6% e 4,3%, respectivamente. A regiões Sudeste (4%) e Sul (2,2%) completaram a lista.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano todas as regiões registraram incrementos na busca por crédito, frente a 2009. O destaque ficou com a região Nordeste, cuja busca foi 11,1% maior no período, seguida pela região Centro-Oeste (10,1%), Norte (7,6%), Sudeste (7%) e Sul (4,6%).
Sobre a pesquisa
O estudo foi construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
Esta quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não-financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
Notícias Técnicas
Informações são essenciais para garantir o pagamento do Abono Salarial e subsidiar estatísticas oficiais sobre o mercado de trabalho; envio fora do prazo pode gerar multas
Com menos de 10 dias úteis restantes para o encerramento de julho, os profissionais contábeis enfrentam um período crítico repleto de obrigações acessórias que requerem atenção redobrada
Versão 11.3.1 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
É fundamental estar atento às validações e à estrutura tributária das operações, pois a nova NFCom agora incorpora campos dedicados ao IBS, CBS e IS
Notícias Empresariais
Empreender com consciência não significa eliminar erros — significa aprender com mais profundidade e agir com mais intenção
Mais do que uma recompensa, viagens corporativas se consolidam como estratégia de engajamento, cultura organizacional e retenção de talentos. E os números (e sorrisos) não mentem
Especialista aponta erros comuns, boas práticas e dicas para tornar o seu perfil mais atrativo aos olhos dos recrutadores — e aumentar as chances de ser contratado
Com adesão simples, custo controlado e impacto direto na saúde e produtividade dos colaboradores, o benefício remédio se consolida como o novo queridinho da gestão de pessoas em 2025
A nova categoria de nanoempreendedor, criada pela Reforma Tributária, oferece simplificação tributária para profissionais autônomos com faturamento anual abaixo de R$ 40.500
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional