Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
Por que as empresas recorrem ao intraempreendedorismo?
Profissionais com essa característica são indivíduos "rebeldes" na essência, que não se satisfazem com o mundo como é
As empresas estão apostando cada vez mais em funcionários que tenham atitude e comportamento de liderança, agindo como empreendedores e buscando o sucesso da companhia.
A procura por esses profissionais abriu espaço para os intraempreendedores, indivíduos "rebeldes" na essência, que não se satisfazem com o mundo como é, por isso estão sempre buscando soluções e inovações.
Não é à toa que, com o ritmo frenético das companhias, os profissionais acabam por se dividir em funcionários multi-tarefas e acabam por não conseguir desempenhar a função que mais desejam.
"Quando escolhemos fazer as coisas para que fomos fabricados é muito mais fácil se tornar empreendedor", afirma o responsável pelo Centro de Empreendedorismo do Ibmec, Marcelo Salim.
Ok, mas e o intraempreendedorismo?
O empreendedorismo começa na curiosidade, de fazer aquilo que não vinha sendo feito. Este profissional empreendedor irá pensar e analisar o que está acontecendo dentro da empresa.
“Os intraempreendedores já estão dentro de um empreendimento, portanto visam inovar e melhor aquilo que já existe. Muitos acabam criando novas unidades de negócios”, explica Salim.
Segundo o especialista, esse profissional irá "colocar as pessoas certas nos lugares certos". Trata-se de uma remodelação do que já existia, porém, utilizando as peças certas.
Talentos
As empresas costumam se valer dos tradicionais treinamentos como forma de preencher uma lacuna explorada de maneira ineficaz por um funcionário. Este é um erro muito comum, já que a solução para o problema pode ser encontrada no intraempreendedorismo.
"Quando descobrimos um ponto fraco em um funcionário, logo o encaminhamos a um processo de treinamento. Por que não incentivá-lo a aperfeiçoar aquilo que ele já faz de bom?", avalia Salim.
Na avaliação de Salim, a ideia é pegar esse profissional (indicado para o treinamento) e botá-lo para trabalhar com um outro funcionário especialista naquela função. O que irá acontecer? Ambos aumentarão a produtividade e a capacidade de inovar, preceitos básicos do intraempreendedorismo.
"É importante deixar um indivíduo [intraempreendedor] como esse na empresa, já que ele pensa sempre a frente do seu tempo. Dessa forma, muitas questões serão resolvidas".
Como funciona no Brasil?
O Brasil ainda não engrossou na lista dos países que visam o intraempreendedorismo como forma de suplantar os problemas. De fato, muitas companhias nacionais não são inovadoras.
"Existe muita coisa ainda para ser feita, pois nossa cultura é ultrapassada. Quando uma coisa dá errado, você reclama e não põe a mão na massa".
O empreendedor, defende Salim, não foca apenas no dinheiro, mas sim na realização e construção do novo. Ele quer transformar o impossível no inevitável.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional