Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
Como escolher a franquia Ideal para você
Com 1.460 redes e um faturamento bilionário, o setor de franquias atrai cada vez mais empreendedores.
O curso de direito foi o caminho que o jovem Eduardo Bon Kersting Roque, 28 anos, escolheu para ter um diploma universitário. Mas, decididamente, advogar não era o que ele sonhava para o futuro. Enquanto cursava a faculdade, trabalhava na empresa do pai com o propósito de juntar dinheiro e abrir o próprio negócio. Sem experiência como empreendedor, resolveu apostar no franchising, em busca de mais segurança e do respaldo de quem já conhecia o mercado. Queria, como a maioria, uma franquia com investimento em torno de R$ 100 mil e retorno menor do que 24 meses. Por qua-se dois anos avaliou várias redes de alimentação até optar pela Cacau Show. Sem precipitação, conversou com mais de 50 franqueados da bandeira e fez várias visitas à fábrica. Em 2008, comprou uma franquia no bairro paulistano do Itaim, pelo valor de R$ 94 mil. Em menos de seis meses recu-perou o capital investido.
“No começo tudo é novo e complicado, tive de recorrer muitas vezes aos consultores da rede. Eles davam as ideias, como a busca de metas mensais de crescimento, mas eu tinha que pôr em prática e fazer mais”, afirma. Roque passou a estabelecer metas diárias de vendas e quando observava que os resultados estavam abaixo do esperado, não se intimidava. Pegava uma bolsa térmica e saía pe-las ruas promovendo a degustação dos produtos, fazia panfletagem em prédios, lojas e bancos da região e deixava sacolas com folders promocionais em bancas de jornal. Os resultados não demora-ram a aparecer. “Da média dos 30 dias do mês, hoje eu bato as metas em 23”, revela. “Em janeiro de 2010 as vendas foram 28% maiores em relação ao mesmo período de 2009, e o Natal, 50% me-lhor que no ano anterior.” Com menos de dois anos de operação, Roque já aparece na lista das lojas mais rentáveis entre as 750 franquias da Cacau Show, segundo o franqueador.
Apesar do pouco tempo de mercado, Roque é o exemplo do perfil de empreendedor que começou a ganhar expressão dentro das redes: boa formação cultural, muita informação do setor, disposição para crescer e boa gestão administrativa. São empresários com essa descrição que as franquias querem ter como parceiros. Candidatos é que não faltam. Só o portal da Associação Brasileira de Franchising (ABF) recebe mais de 90 mil visitas por mês, a maioria de gente disposta a abrir uma franquia. O que desperta o interesse de um número tão grande de pessoas é, sem dúvida, o ritmo de expansão do franchising. “Nos últimos três anos, o setor cresceu mais de 50%, bem acima da média do PIB do país, e de 2002 para cá o mercado dobrou de tamanho”, ressalta Ricardo Bomeny, presi-dente da ABF. Em 2009, as 1.460 redes, que somam mais de 80 mil unidades, alcançaram um fatu-ramento de R$ 63 bilhões. As estimativas para 2010 são de um incremento da ordem de 15%” (veja os gráficos nas págs. 56 e 57).
O crescimento não se restringe apenas às redes recém-chegadas ao mercado. Entre as bandeiras que mais abriram lojas segundo o Guia de Franquias, publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, estão marcas veteranas, como O Boticário e Localiza, com décadas de experi-ência, e outras mais jovens, porém consolidadas, como Cacau Show, Hering e Via Uno. Por esse motivo e também pelo fato de estarem abrigadas nos cinco setores que mais crescem (alimentação, beleza, moda, calçados e serviços)elas merecem destaque nesta reportagem. Foram abordados os casos de franqueados mais lucrativos.
O setor vive uma expansão acelerada, parece ter fôlego para crescer ainda mais nos próximos anos. O crescimento deverá ocorrer em direção aos pequenos e médios municípios do Sudeste e do Sul, em razão da saturação do mercado em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“Nas grandes cidades ainda há espaço para novos formatos de lojas, menores ou no modelo quios-que, instaladas em supermercados ou pequenos centros de compra. As versões tradicionais devem ganhar espaço com a abertura de novos shopping centers”, afirma Osvaldo Moscon, gerente execu-tivo de canal de vendas de O Boticário. O cenário é realmente favorável. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, 19 novas unidades serão inauguradas em 2010, três a mais do que em 2009. Em média, 75% das lojas das praças de alimentação são franquias, o que sinaliza muito espaço a ser preenchido.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional