Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
Investidor aguarda corte de até 1 ponto nos juros
A Selic está em 13,75%.
A primeira reunião do Copom de 2009, amanhã e quarta-feira, que definirá os juros básicos do país, será o principal tópico da agenda econômica na semana. O mercado está à espera de uma redução na taxa básica Selic e, se isso não ocorrer, a reação tende a ser negativa. A Selic está em 13,75%.
Nos EUA, a posse do presidente Barack Obama, amanhã, concentrará as atenções.
A agenda de indicadores econômicos norte-americanos a serem divulgados é fraca nos próximos dias.
O dia de maior agitação nesse sentido tende a ser a quinta-feira, quando serão conhecidos dados de construção de casas novas, de pedidos de seguro-desemprego e dos estoques de petróleo no país.
Hoje, enquanto os EUA comemoram o feriado de Martin Luther King, vão ser apresentados no Brasil os resultados do mercado de trabalho do mês de dezembro.
"O Ministério do Trabalho divulgará na segunda [hoje] o pior resultado mensal da série histórica do Caged, que deve apontar uma perda pouco acima de 600 mil vagas no mês de dezembro, com destaque para o fraco desempenho do setor industrial. A piora nas condições do mercado de trabalho também deverá ser apontada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, que será divulgada na quinta-feira", afirma o economista-chefe da corretora Concórdia, Elson Teles.
A estimativa do mercado é que a taxa de desemprego encerre o ano em 7,2%.
Com os temores de desaquecimento econômico mais forte que o previsto no Brasil nos próximos meses e o recuo na inflação, cresceu a pressão para que a taxa básica Selic seja reduzida pelo Copom -Comitê de Política Monetária, formado por diretores e o presidente do Banco Central.
Na semana passada, foi divulgado que o IGP-10 (Índice Geral de Preço - 10), da Fundação Getulio Vargas, teve retração de 0,85% na primeira medição do ano -a maior baixa desde o início da série histórica do indicador, em 1993. O índice de preços havia registrado ligeira alta de 0,03% em dezembro.
O arrefecimento dos preços mostrado pelo índice aumentou a pressão e elevou as apostas na redução da taxa básica Selic. A projeção predominante no mercado é que a taxa seja cortada de 13,75% para 13% anuais. Mas não falta quem aposte em um corte de um ponto percentual nos juros básicos.
"A divulgação do IGP-DI confirmou a tendência brasileira e mundial de deflação generalizada. Principalmente no que se refere a preços no atacado, mais sensíveis às variações de commodities", diz Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Gradual Corretora.
"Chega a ser repetitivo, mas acreditamos que o BC não terá outra alternativa a não ser baixar, e bastante, a taxa Selic agora em janeiro. Nossa expectativa é a de um corte entre 0,75 e 1 ponto percentual nessa reunião. E, ao longo de 2009, algo em torno de 2,5 pontos [o que levaria a Selic a 11,25%]."
Bancos
Nos EUA, apesar da agenda de poucos indicadores, são aguardadas notícias em relação ao setor bancário, que voltou a estar no centro das tensões do mercado internacional.
O resultado dos estoques norte-americanos de petróleo e derivados, a ser apresentado nesta quinta-feira, será relevante devido à contínua depreciação do produto no mercado internacional.
Na quinta, haverá ainda a reunião de política monetária do BC do Japão. A expectativa é a de que os juros sejam mantidos em 0,1%.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional